O MELHOR PÃO ITALIANO DO BRASIL
100 anos de tradição
Ser referência em pão italiano exige muito trabalho e persistência. Os ingredientes são poucos, o processo de fermentação do pão italiano é natural e a modelagem dos pães italianos é totalmente artesanal. Por dia são produzidos em torno de 5 mil pães italianos, dentre eles o famoso filão, redondo, pão de chia, grano rústico, ciabatta, roscas recheadas entre outros.
Ingredientes do pão italiano
- Farinha de trigo especial
- Água
- Sal na proporção de 2% em relação ao peso da farinha
- Fermento natural
*Não há adição de açúcares e gorduras.
O fermento natural
O fermento natural é chamado pelos mestres-padeiros de “pé” e é ele que dá o sabor e a consistência especial ao pão italiano. Ele surge por meio da ação de fungos e bactérias após se misturar a água com a farinha. Um vez obtido o ponto ideal, parte deste fermento é reservado e destinado à próxima fornada, sendo o restante reservado e após algumas horas de descanso recebe mais água e farinha para ser multiplicado novamente.
O assamento do pão italiano é realizado em forno a lenha construído em tijolo refratário com capacidade para 400-500 pães, sendo que diariamente são realizadas 3 fornadas de pães italianos. O resultado deste processo é um pão com miolo firme e alveolado, com crosta crocante e espessa, cor dourada e sabor levemente ácido devido à fermentação natural.